sexta-feira, 30 de setembro de 2011

<font size=1>fonte: ISCAR</font>
Fonte: ISCAR
Assim como em outros processos de usinagem, no fresamento a remoção de material e a geração da superfície usinasda ocorrem em decorrência do movimento relativo entre peça e ferramenta. Há dois movimentos a considerar, o de rotação da ferramenta e o de avanço da peça. Em determinados casos, a ferramenta também pode realizar os dois movimentos.
A variedade de tipos de máquinas, a flexibilidade destas e a diversidade de tipos de ferramentas tornam o fresamento de larga aplicação para a usinagem de peças. Suas vantagens são encontradas na variedade de formas e superfícies que podem ser geradas, na qualidade do acabamento da superfície usinada e nas altas taxas de remoção de cavaco.
No fresamento, o processo de corte é intermitente e o cavaco possui uma espessura variável. A cada revolução da ferramenta, cada um dos seus gumes remove uma certa quantidade de material da peça.
As ferramentas de fresar são denominadas fresas e geralmente são providas de vários gumes dispostos ao redor do seu eixo de rotação. As máquinas-ferramenta que realizam o processo de fresamento são denominadas fresadoras. Elas são construídas de modo a assegurar os movimentos necessários para a remoção do cavaco e para a geração da superfície usinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário